São considerados orgânicos aqueles alimentos produzidos sem agrotóxicos, adubos químicos, drogas veterinarias, aditivos químicos sinteticos, hormônios ou sementes transgênicas. As plantas – o trigo no caso dos pães e bolos – recebem apenas nutrição de forma natural e tem liberdade de crescer e amadurecer no tempo certo, sem substâncias quimicas.
A certificação de produtos orgânicos garante, em primeiro lugar, que os insumos usados para a produção de aquele alimento esta livre de agrotóxicos e que foi produzido sem o uso de adubos quimicos. No caso dos processados, como os pães, eles não contém os químicos propinato de cálcio nem antimofo nem nenhum conservante
Que são encontrados nos pães industrializados.
Além disso a certificação de produtos orgânicos trás outras qualidades, como o respeito ao meio ambiente e responsabilidade social. Portanto podemos dizer que a certificação orgânica garante para quem compra e para a sociedade em geral uma qualidade que vai além da ausência de químicos.
Num processo de certificação a certificadora independe de pressões politicas ou comerciais, avalia todo o processo de produção para verificar se atende as normas técnicas de produção orgânica e então emite um parecer favorável ou desfavorável.